O Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups organizam a 4.ª edição do programa Tourism Explorers que, pela primeira vez, chega este ano a São Miguel, através dos parceiros locais InUAc – Incubadora da Universidade dos Açores e Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel.

Este programa pretende capacitar os empreendedores de todo o país a reduzir as assimetrias regionais e potenciar a criação de novos negócios de sucesso, bem como a definição de melhores estratégias e adaptação do negócio a uma nova realidade. Tem ainda a vantagem de permitir o acesso a uma rede única de mentores, parceiros, potenciais clientes e investidores.

Dividido em Ideação e Aceleração, o Tourism Explorers vai decorrer, em simultâneo (através de Live-Streaming), em mais 11 cidades portuguesas : Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu. Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para o desafio que lhes for colocado. Na Aceleração, as equipas vão ter oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até ao dia 07 de outubro em www.tourismexplorers.pt.

Lançado em 2017, o Tourism Explorers já envolveu mais de 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 290 startups. De acordo com o mais recente Relatório de Impacto, 60% das startups que participaram neste programa continuam ativas (mas em diferentes fases), 23% recebeu algum tipo de investimento (43% diz ter recebido investimento privado) e 13% conseguiu internacionalizar o seu negócio (sendo que a maior concentração recai sobre Espanha e o Brasil).

Entre os casos mais conhecidos de startups que participaram no Tourism Explorers e que receberam investimento destacam-se a Sailside, a Live Electric Tours (também galardoada com o prémio de Melhor Startup de Turismo da Europa, em 2018, nos Startup Europe Awards), a Bag4Days e a Try Portugal.

Artigo anteriorArtigo “MACBIOPEST Biopesticidas Botânicos da Macaronésia: Investigação e Saber Popular” em destaque no UAciência
Próximo artigoMatrículas e inscrições dos novos alunos à distância de um clique