O projeto de investigação AI4PORTS está a desenvolver software com Inteligência Artificial (IA) para identificação de anomalias em imagens subaquáticas, a usar em robôs marinhos. Este software irá facilitar a monitorização de infraestruturas submersas, o que se tem tornado crucial pelos impactos das alterações climáticas e pelo crescimento das estruturas de comunicação, energia e portuárias.

O AI4PORTS é liderado pelo Núcleo de Investigação em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos Açores (IS2E), polo do Laboratório de IA e Ciência da Computação, centro de investigação sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. São ainda parceiros a Portos dos Açores, S.A., administradora dos portos comerciais da região, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) laboratório associado com foco na ligação entre a academia e a indústria e a Trisolaris Advanced Technologies, Lda. empresa que integra e lidera projetos financiados pela União Europeia, especializada nos setores aeroespacial e de defesa.

Este projeto é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, programa da União Europeia NextGenerationEU e pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

Artigo anteriorEscola Profissional da Ribeira Grande visita a UAc
Próximo artigoEdição n.º 50 da rubrica Cê de Ciência: a Física por trás da formação de rochas que parecem animais