O projeto SeaThings, que inclui o repositório Re-Mar como parte integrante, e que tem como principal objetivo ser utilizado por docentes, formadores e educadores para introduzir o tema do mar nas suas atividades de ensino, foi premiado com o Atlantic Project Award na categoria de desenvolvimento de competências azuis e literacia do oceano.

A entrega do prémio ocorrerá durante a 10.ª conferência da Atlantic Stakeholder Platform, que tem lugar na cidade do Porto nos dias 18 e 19 de outubro.

Este projeto, financiado pelo programa PO2020, já havia sido distinguido pelo programa ‘A Europa na Minha Região’ e deu origem ao livro digital ‘Mostra-me o mar!’, que já foi traduzido para três línguas e foi vencedor do Prémio 2022 da Casa das Ciências, estando atualmente incluído na lista do Plano Nacional de Leitura.

O sucesso deste projeto resultou do trabalho de uma equipa abrangente, que envolveu centros de divulgação de ciência e centros de investigação sediados na Universidade dos Açores, incluindo o Núcleo de Investigação Laboratório de Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia (IS2E), o Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde (NIDEeS), o Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Açores (CIBIO-Açores) e o Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA). Além disso contou, também, com a contribuição de uma vasta equipa de consultores de diversas localidades, incluindo países de língua portuguesa.

Artigo anteriorUAc acolheu reunião de consórcio do projeto EXPER
Próximo artigoComunicação de falecimento