O consórcio do projeto EXPER reuniu-se na Universidade dos Açores (UAc), nas instalações do Serviço de Ciência e Tecnologia no campus de Ponta Delgada, nos dias 16 e 17 de outubro, com o objetivo de partilhar os progressos alcançados e discutir atividades futuras a serem desenvolvidas na prossecução dos seus objetivos comuns.

Nesta reunião foram abordados vários aspetos que se encontram em desenvolvimento relativos à gestão, modelos de cooperação e estratégias para a modernização das Instituições de Ensino Superior, com especial ênfase na investigação e inovação. Este encontro incluiu também uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha de São Miguel – NONAGON.

Na Região Autónoma dos Açores integram este consórcio a UAc e o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV, que desempenham um papel ativo em ações para a promoção da excelência científica, aquisição e retenção de talento e de ligação ao mundo empresarial, particularmente através da transferência de conhecimento e criação de spin-offs.

O projeto EXPER, que reúne 10 parceiros e possui um orçamento de aproximadamente dois milhões de euros, tem como objetivo incentivar a transformação das universidades e o seu papel como impulsionadoras do desenvolvimento económico e social das respetivas regiões.

Artigo anteriorMelhores estudantes da Licenciatura em Informática recebem Prémio de Excelência JOLERA
Próximo artigoProjeto SeaThings premiado pelo Atlantic Project Award