No âmbito do projeto de investigação na área do património cultural intangível e do turismo cultural sustentável TASTE – Taste Azores Sustainable Tourism Experiences, que promove o estudo e divulgação da cultura açoriana através da sua herança gastronómica e vinícola, foi divulgado mais um vídeo, desta feita sobre o Pudim Conde da Praia. Uma evocação a Teotónio de Ornelas (1807-1870).

Teotónio de Ornelas Bruges Paim da Câmara (Angra do Heroísmo, 25 de Abril de 1807 – Angra do Heroísmo, 25 de outubro de 1870), 1.º Visconde de Bruges e 1.º Conde da Praia, foi um latifundiário terceirense, sendo uma personagem fundamental para a causa liberal nos Açores e em todo o processo que levaria ao triunfo e instituição do liberalismo em Portugal. Para além da sua atividade política e comercial, foi, ainda, um colecionador de receituário culinário, nomeadamente o conventual, existindo na sua residência, Palácio de Santa Luzia, inúmeras receitas, entre as quais um pudim que viria a ser popularizado como o pudim “Conde da Praia”.

No canal YouTube deste projeto já estão disponíveis 34 documentários. O trabalho de investigação científica utiliza uma metodologia de observação direta e recolha de histórias de vida, contemplando uma combinação única de experiências sensoriais e racionais, distintas em cada uma das ilhas.

TASTE é um projeto desenvolvido pelo CEEAplA – Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico e pelo CHAM Açores – Centro de Humanidades e está inserido nas atividades da Linha Património e Memória do CHAM. Projeto com o apoio do PO Açores 2020 ACORES-01-0145-FEDER-000106.

Artigo anteriorSessão de boas-vindas a novos estudantes Erasmus+
Próximo artigoFundação Gaspar Frutuoso da UAc participa no projeto MOVE