A Magnífica Reitora da Universidade dos Açores (UAc), Susana Mira Leal, esteve presente na Sessão de Abertura do Infrasound Technology Workshop 2022, que decorreu no dia 30 de janeiro no Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada.

Numa organização conjunta da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares (CTBTO), do Governo de Portugal, da Presidência do Governo dos Açores e da Universidade dos Açores, através do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), está a decorrer em Ponta Delgada, até ao dia 3 de fevereiro, o Infrasound Technology Workshop 2022, evento anual que se realiza pela primeira vez em Portugal.

Susana Mira Leal destacou a relevância do trabalho diário desenvolvido pelo IVAR na monitorização de riscos naturais, missão levada a cabo em parceria com organizações locais e com o Governo Regional, bem como com outras universidades e organizações em todo o mundo. A tecnologia de infrassons constituiu uma ferramenta importante para cumprir esta missão, daí a importância da estação IS42, localizada na zona central da Ilha Graciosa, bem como de outras estruturas de monitorização instaladas nos Açores.

A Magnífica Reitora terminou a sua intervenção salientando a importância da ciência e da inovação tecnológica e a obrigação moral e ética de usar esse conhecimento para o benefício da Humanidade. Defendeu, assim, ser esta uma missão que devemos abraçar com determinação e trabalhar em conjunto com vista à sua concretização.

Artigo anteriorEvento lúdico de divulgação da Matemática Recreativa decorreu em Ponta Delgada
Próximo artigoUAc assina protocolo com a SRJQPE