No âmbito do XIV Encontro de Sociologia dos Açores, realizado em novembro de 2023, realizar-se-á um debate entre os intervenientes José Andrade, Leoter Viegas e Ana Silva, no Café Baía dos Anjos, no dia 11 de dezembro, pelas 18H.

Para compreender os desafios dos imigrantes nos Açores surge a necessidade de enquadrar no atual contexto das sociedades contemporâneas, agora alimentadas pela incerteza, insegurança e extraordinária vulnerabilidade. Bem sabemos que quando um país passa por momentos de maior instabilidade, quer social, quer económica e/ou política acentuam-se as posições extremadas e fabricações maniqueístas em relação ao “Outro”, o diferente, o estrangeiro, o unheimlich. Tais distorções culturais materializam o espírito de uma época marcada pelo medo e angústia social. Medo este que subestima a fraternidade e envenena a cooperação.

Este debate pretende explorar estas e outras questões sob o olhar dos imigrantes nos Açores. Perceber os seus percursos e desafios nesta Região significa perceber melhor a abertura (ou não) da nossa comunidade aos imigrantes. Perceber se o acolhimento se traduz numa relação de alteridade pautada pelo respeito, ou se numa mera tentativa de tolerância inquieta e nebulosa. Esta iniciativa tem o apoio do Governo dos Açores, através da DRCTD.

Artigo anteriorApresentação Pública da UAc.artes – Academia das Artes da UAc
Próximo artigoAssinatura de Protocolos de “Prémio de Mérito de Ingresso na UAc” entre a FGF e Câmaras Municipais