A nova Reitora da UAc, Professora Susana Mira Leal, tomou posse no dia 28 de junho para um mandato de quatro anos (2022/2026). O evento foi amplamente participado pelos membros da comunidade académica e por ilustres convidados, que acompanharam a nova Reitora em cortejo do edifício da Reitoria, no campus de Ponta Delgada, até à Aula Magna, onde o Presidente do Conselho Geral, Dr. Luís Paulo Elias Pereira, presidiu à cerimónia de investidura, que foi enriquecida com as brilhantes atuações de professores e alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada, a quem se agradece.

No seu discurso, a nova Reitora considerou que os compromissos assumidos com a academia em 2020 pelo Governo da República “continuam por honrar, impondo-se a assinatura do contrato então acordado e a transferência anual de 1,2 milhões de euros durante quatro anos”. Referiu, ainda, a injusta situação em que a UAc se tem encontrado “no acesso aos fundos europeus, o que gera desigualdade em relação às suas congéneres nacionais”.  Havendo promessas de revisão desta situação, o prejuízo acumulado não terá retorno e os requisitos de candidatura anunciados não deixam de conferir menoridades às instituições insulares.

João Luís Gaspar, que agora cessou funções, destacou o equilíbrio das contas e a reforma da estrutura orgânica, ressalvando que “ao longo destes oito anos, foram poucas as vezes em que a universidade esteve alinhada com as políticas públicas nacionais de ensino superior”. Na ocasião, agradecendo a toda a comunidade académica o seu sentido de serviço público e de missão, a sua resiliência, empenho e dedicação, o reitor cessante prestou homenagem pública aos dirigentes da instituição e aos membros cooptados do Conselho Geral que cessaram funções ao longo do presente mandato.

O presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, Elias Pereira, defendeu que “onde está a academia açoriana está a autonomia e onde está a autonomia está a Universidade dos Açores, um vínculo de reciprocidade que é estrutural para a vida dos açorianos”.

Na sua intervenção a presidente da Direção da Associação Académica da Universidade dos Açores, Daniela Faria, salientou que “é urgente mudar mentalidades para que ser parte integrante do Ensino Superior nos Açores não signifique ter menos oportunidades, quer em termos das condições que existem para o Associativismo, quer em termos das vivências académicas de toda a comunidade”.

Durante a cerimónia tomaram também posse os membros da nova equipa reitoral:

Francisco Martins
Vice-reitor para a Administração, Planeamento e Infraestruturas

Suzana Caldeira
Vice-reitora para o Ensino e a Gestão Académica

Artur Gil
Vice-reitor para a Ciência, Inovação e Transferência de Conhecimento

Adolfo Fialho
Vice-reitor para Estudantes, Alumni, Cultura e Bem-estar

Ricardo Teixeira 
Pró-reitor para a Comunicação, Qualidade e Imagem

Amélia Fonseca
Pró-reitora para a Cooperação, Internacionalização e Ensino à Distância

João Gonçalves
Pró-reitor para o Campus da Horta

Luís Furtado
Pró-reitor para o Campus de Angra do Heroísmo

Felicitações à Academia, à nova Reitora e à sua equipa.

 

Artigo anteriorCongresso Internacional Mulher, Género e Interseccionalidade no Mundo Lusófono
Próximo artigoReitora da UAc reúne com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior