No passado dia 18 de janeiro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade dos Açores (UAc), tomaram posse os novos órgãos sociais e gerentes da Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA). A cerimónia contou com a presença da Magnífica Reitora, Susana Mira Leal, do Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, José Leal.

A recém-empossada Presidente da Direção, Daniela Faria, no seu discurso, referiu que este novo mandato terá como prioridades os projetos ligados ao desporto e à ação social escolar, salientando que “Nem todos os estudantes têm a possibilidade de manter o seu percurso académico (…) e toda a gente merece estudar, toda a gente merece uma oportunidade.”

O Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, José Leal, felicitou a nova equipa da AAUA, expressando a sua alegria em estar presente, e realçou a importância da UAc e dos seus estudantes para a dinamização da freguesia onde a mesma está situada.

Na sua intervenção, o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, referiu que a AAUA tem o papel de representar a UAc e os seus estudantes, assumindo também a missão de representar toda uma Região, as suas tradições e costumes, bem como as características únicas da sua situação insular além-fronteiras, porque “onde há uma Açoriano, há Açores”.

A Magnífica Reitora, dando posse pela primeira vez nesta qualidade à AAUA, congratulou toda a equipa por assumir este compromisso, considerando que “participar numa Associação Académica ou em grupos estudantis, dentro de uma instituição, é um ato de Cidadania. É também um contexto de formação, uma responsabilidade (…)”. Para Susana Mira Leal, é fundamental manter e aprofundar a boa relação existente com a AAUA, apoiando a Associação no que toca ao desenvolvimento dos seus projetos. Neste contexto, a Reitora anunciou o reforço do apoio financeiro à AAUA.

Artigo anteriorUAc visita instalações do Grupo Marques
Próximo artigoAlunos da UAc participam na AFIRSE Portugal 2023