No dia 31 de janeiro, no Anfiteatro VIII da Universidade dos Açores, decorreu a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego (SRJQPE), através da Direção Regional da Juventude (DRJ), e a Universidade dos Açores (UAc), no âmbito da Academia Empreendedora – Escola de Líderes – Edição Universitária, um programa da DRJ.
O programa Academia Empreendedora – Escola de Líderes, cuja apresentação ficou a cargo do Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, tem como principais objetivos a promoção de uma atitude empreendedora generalizada na população juvenil dos Açores, através de percursos formativos de educação não-formal, aplicados em contexto escolar, compreendendo todos os ciclos de ensino, incluindo o ensino superior.
De modo a promover uma reflexão sobre a importância do empreendedorismo em contexto universitário, realizou-se uma mesa-redonda com os convidados Teresa Borges Tiago, docente da UAc, Carlota Dâmaso, uma das jovens líderes do programa Academia Empreendedora – Escola de Líderes e representante da InUAc, e Rodrigo Carvalho, jovem vencedor do Concurso Regional “I9. Açores”, na categoria Ensino Superior Universitário, na edição piloto de 2022. A mesa contou com a moderação de Daniela Fantoni Alvares, docente da UAc.
A assinatura formal do protocolo ficou a cargo da Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e da Magnífica Reitora da UAc, Susana Mira Leal. O evento foi ainda abrilhantado com a atuação dos Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores.