A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade dos Açores (InUAc) participou na 2.ª edição do Evento Transnacional de Disseminação do projeto europeu ATLIC – Atlantic InnoBlue Communities, que teve lugar em Santiago de Compostela, nos dias 4 e 5 de novembro de 2025. O encontro reuniu parceiros do consórcio ATLIC, jovens empreendedores e representantes de instituições ligadas à Economia Azul, com o objetivo de partilhar resultados, boas práticas e experiências desenvolvidas ao longo do projeto.

Durante o evento, dois grupos de estudantes da Universidade dos Açores (UAc) apresentaram os projetos que estão a desenvolver no âmbito dos ATLIC InnoBlue Labs, um programa que pretende criar um ecossistema piloto de inovação e empreendedorismo onde os jovens tenham a oportunidade de adquirir competências profissionais e capacitação para se tornarem um motor da economia azul em todo o Espaço Atlântico, os projetos Azores Blue Extract e o RuguGlow, ambos centrados em soluções inovadoras e sustentáveis para a Economia Azul. O Azores Blue Extract destacou-se entre os restantes projetos apresentados pelos parceiros UAc, conquistando o primeiro lugar e reconhecendo o mérito, a criatividade e o compromisso dos jovens açorianos com a inovação.

Destaca-se, assim, o compromisso da UAc com a formação e o incentivo ao empreendedorismo jovem, ajudando a impulsionar uma Economia Azul mais sustentável, colaborativa e competitiva nas regiões do Atlântico.

Artigo anteriorEstudantes da UAc mobilizam-se para o Dia Mundial da Diabetes