No passado dia 16 de janeiro de 2026, realizou-se a 2.ª Assembleia Participativa Comunitária nos Remédios, no município de Lagoa, no âmbito do Projeto TRANS lighthouses. A iniciativa resultou de uma parceria entre a Universidade dos Açores, a Kairós – Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária, a Câmara Municipal da Lagoa, a Junta de Freguesia de Santa Cruz e a empresa A Tal Mercearia, reunindo residentes e entidades locais em torno da valorização do território.

Durante a sessão, foram apresentados os resultados e as atividades desenvolvidas desde a 1.ª Assembleia Participativa Comunitária, realizada em maio de 2025, bem como partilhadas aprendizagens e identificados desafios do território. Os residentes assumiram um papel central ao participar ativamente na apresentação, discussão e votação de propostas de melhoria para o Trilho Janela do Inferno, culminando na escolha do projeto vencedor, num exercício de participação direta e de tomada de decisão comunitária.

A assembleia terminou com um momento de convívio informal, marcado por petiscos preparados pela comunidade, reforçando os laços sociais e o sentimento de pertença. Esta iniciativa teve como principal objetivo fortalecer a participação comunitária na valorização do Trilho Janela do Inferno, promovendo uma abordagem colaborativa e sustentável ao desenvolvimento local.

Artigo anteriorUAc representa Portugal no projeto Erasmus+ Volcanoes’ Women Co-Creation