A Universidade dos Açores, através do seu Serviço de Ciência e Tecnologia (SVCT), integra e participa no consórcio do projeto EXPER – “Excelência das Regiões Periféricas no Espaço Europeu de Investigação”.

O projeto, financiado pela Agência de Execução Europeia da Investigação (REA), tem como principal objetivo apoiar a transformação institucional da UAc – Universidade dos Açores e da ULPGC – Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Canárias, Espanha), através de atividades de capacitação e cooperação internacional com duas grandes universidades europeias, a Universidade de Rostock (Alemanha) e a Università della Calabria (Itália).

O EXPER fomentará a excelência científica e a capacidade de inovação das universidades parceiras, com especial foco nas áreas da Economia Azul e Economia Circular. Este projeto tem os seguintes objetivos específicos:

  • Elevar o perfil de excelência da UAc e ULPGC e aumentar a sua atratividade para retenção de talentos locais e internacionais;
  • Planear a transformação institucional das universidades em desenvolvimento;
  • Organizar atividades de apoio e capacitação com as universidades líderes, afim de aumentar a excelência em investigação, bem como o potencial de inovação e transferência de conhecimento das universidades em desenvolvimento;
  • Estabelecer as bases para uma “Aliança Universitária Europeia”, que promova uma cooperação integrada entre a dimensão da investigação e inovação com a dimensão da educação e formação.

O EXPER utilizará uma metodologia baseada na quadrupla hélice (academia, empresas, setor público e sociedade civil) para delinear uma estratégia de modernização das universidades que envolva os representantes do ecossistema regional.

Na Região Autónoma dos Açores, integram este consórcio a UAc e o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira (TERINOV), com um papel ativo na implementação do projeto, nas ações de fomento de excelência científica, aquisição de talento e ligação ao ambiente de negócios, nomeadamente através da transferência de conhecimento e criação de spinoffs.

O projeto conta com um total de 10 parceiros e um orçamento total de cerca de 2 milhões de euros, com o propósito de estimular a transformação das universidades em desenvolvimento e o seu papel como motores do desenvolvimento económico e social nos seus territórios.

Saiba mais sobre o projeto em https://exper-project.eu/

Artigo anteriorReitora reúne com presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e com presidente da Adega Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa
Próximo artigoCEBiCNa lança a 2ª Edição do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento