O projeto ESCUTA (Empreendedorismo Social Comunitário Universitário Transnacional – Açores) é um projeto de inovação educacional e de promoção do desenvolvimento comunitário sustentável que foi contruído colaborativamente através de uma parceria entre a Universidade dos Açores (UAc), a Universidade da Extremadura – Espanha (UEX) e organizações da economia social e solidária, designadamente a Kairós – Açores (entidade promotora), a Asociacion para el impulso de las economias bioregionais – Espanha e a CLAS Sol Violette de França.

O projeto ESCUTA é financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, KA203 – Parcerias Estratégicas para o Ensino Superior, e tem uma duração de 35 meses. Teve início a 1 de setembro de 2020 e terminará a 31 de Julho de 2023. A equipa da UAc é multidisciplinar e é constituída por professores das áreas de Serviço Social, Economia, Turismo e Biologia. O projeto visa desenvolver nos alunos competências socio-emocionais, o empreendedorismo e a consciência ambiental de modo a poderem funcionar como aceleradores da economia circular baseada na justiça social e no desenvolvimento local de base comunitária.

Este projeto tem permitido fomentar a internacionalização da UAc, ao facilitar a mobilidade académica e estudantil, financiando a participação de alunos e professores em reuniões internacionais de desenvolvimento e acompanhamento do projeto. Recentemente a UAc acolheu um grupo de alunos da UEX que visitou UAc e a Kairós no âmbito do programa de acolhimento.

 

Artigo anteriorUAc associa-se à campanha S.O.S. Cagarro
Próximo artigo5.ª edição do evento de comunicação de ciência “Fala Ciência? Comunicar Ciência nos Açores”