Investigadora Veronica Nava a analisar as amostras no laboratório | Foto de Università degli Studi di Milano-Bicocca

E se lhe dissessem que pior que os oceanos estão os lagos, barragens e albufeiras em relação à quantidade de plásticos e microplásticos que acumulam?

Já nos habituámos a ouvir dizer que os microplásticos estão por toda a parte, mas tínhamos até então a perceção que estes eram “apenas” verdadeiramente abundantes nos oceanos. Mas um artigo científico publicado hoje na prestigiada revista Nature, no qual foram analisados 38 lagos de 23 países, de todo o mundo, entre os quais a Lagoa Azul (São Miguel, Açores) e a Albufeira do Alqueva (Alentejo, Portugal), revelou que algumas massas de água doce concentram mais plástico que as grandes zonas de acumulação oceânicas já conhecidas. E o mais preocupante é o facto de algumas destas massas de água doce se encontrarem em locais remotos e com baixo impacto humano.

O estudo liderado por Verónica Nava, investigadora da Universidad de Milano-Bicocca (Itália), envolveu uma equipa mundial de quase 80 investigadores, na qual encontramos os investigadores Vítor Gonçalves e Pedro Raposeiro do CIBIO-Açores (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), sediado na Universidade dos Açores, e Miguel Matias e Zeynep Ersoy do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora.

Artigo científico disponível na revista Nature.

Artigo anteriorFinalistas de Enfermagem concluem percurso académico com celebração da Bênção da Pastas em Ponta Delgada 
Próximo artigoColaboradores da UAc na UROS no âmbito do projeto EXPER