A V edição dos Colóquios do Atlântico, que incluem apresentações de conferências e comunicações a realizar em dezembro em Lisboa e na Horta, é dedicada ao estudo de Manuel de Arriaga e seus irmãos, Maria Cristina e José.

Os Colóquios do Atlântico têm por objetivo o estudo de figuras relevantes do pensamento e da cultura portuguesa oriundas dos Açores, bem como de temas e problemas culturais e especulativos que hajam recebido contribuição significativa ou encontrado expressão individualizada em autores e personalidades açorianas.

Realizam-se anualmente, nos Açores e no continente português, sendo que os trabalhos desenvolvidos em cada sessão dão origem à publicação de um livro, que é apresentado publicamente no Colóquio seguinte.

As conferências e comunicações, bem como uma sessão evocativa, decorrerão em Lisboa, no dia 4 de dezembro, às 9h30, na Sala de Exposições da Biblioteca da Universidade Católica Portuguesa e na Horta, no dia 5 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 17h00.

Os trabalhos terão continuidade no dia 6 de dezembro, a partir das 09h30, no Auditório “António Duarte” da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, e, a partir das 14h30, na Casa Museu Manuel de Arriaga do Museu da Horta.

No final das sessões de trabalho dos dias 4 e 5 proceder-se-á à apresentação do livro Manuel A. Ferreira Deusdado: Pensamento e Obra, produzido a partir dos trabalhos desenvolvidos em 2018 no IV Colóquio do Atlântico.

A participação está aberta a todos os interessados. Para mais informações visite o site do evento aqui ou contacte o Presidente da Comissão Organizadora do Colóquio na Universidade dos Açores, o Prof. Doutor Carlos E. Pacheco Amaral: carlos.ep.amaral@uac.pt

Pode consultar o programa aqui.

Os Colóquios do Atlântico decorrem de uma parceria entre o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, o Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra, viabilizada pelo Alto Patrocínio da Presidência do Governo da Região Autónoma dos Açores.

Artigo anteriorExposição fotográfica promove reflexão acerca dos Cuidadores Informais de pessoas com dependência
Próximo artigoTuna Académica da Universidade dos Açores vence cinco prémios em Festival de Tunas Mistas em Portalegre