O Grupo da Biodiversidade dos Açores (cE3c), com o patrocínio do “American Corners Portugal” e da Universidade dos Açores, irá realizar um webinar subordinado ao tema “Porque deveremos investir em impedir a degradação da biodiversidade nas Ilhas”, a realizar no próximo dia 25 de Junho de 2021, sexta-feira, às 19h00 (hora dos Açores).
As ilhas dos Açores constituem um laboratório natural único para testar hipóteses sobre os impactos das alterações globais na biodiversidade. Os cientistas do Grupo da Biodiversidade dos Açores da Universidade dos Açores têm vindo a caracterizar, avaliar e monitorizar estes impactos através de uma abordagem multidisciplinar e multidimensional para estudar cada um dos principais “drivers” da erosão da biodiversidade global, nomeadamente as alterações da cobertura do solo/habitat, mudanças climáticas induzidas pelo homem, espécies exóticas e espécies exóticas e invasoras, poluição e contaminação e superexploração de recursos naturais.
Este webinar tem como objetivo apresentar e discutir os impactos do passado, atuais e futuros desses “drivers” em pequenas ilhas oceânicas como os Açores. Também contribuirá para discutir potenciais abordagens de baixo custo e baseadas na ciência capazes de apoiar a tomada de decisão e gestão de terras/costeiras para interromper a erosão da biodiversidade em pequenas ilhas oceânicas.
O registo para receber o link para a sessão zoom dever ser feito através do e-mail.
Programa:
19h00 – 19h05 – Apresentação
19h05 – 19h25 – “Degradação da biodiversidade em ilhas: padrões globais” apresentada por
Donald Drake (Univ. of Hawai‘i at Mānoa). (http://www.botany.hawaii.edu/people/donald-drake/)
19h25 – 19h35 -“ Degradação da biodiversidade em ilhas: o caso dos Açores” apresentada por
Prof. Paulo A.V. Borges (Univ. dos Açores). (http://gba.uac.pt/member/paulo-a-v-borges)
19h35 – 19h45 -“ Impacto das alterações climáticas nas ilhas: o caso dos Açores” apresentada
por Prof. Rui Bento Elias (Univ. dos Açores). (http://gba.uac.pt/member/rui-miguel-pires-bento-da-silva-elias)
19h45 – 20h00 – Tempo para questões e respostas
Nota: O webinar será em inglês.