Webinar “(Ser) imigrante (e) mulher nos Açores”

199

No próximo dia 26 de junho (sábado), pelas 16h irá realizar-se o webinar (Ser) imigrante (e) mulher nos Açores, no Auditório Camões e transmitido online em direto (via zoom).

Esta é uma iniciativa conjunta do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores (CICS.UAc), da Direção Regional das Comunidades (DRC), AIPA (Associação dos Imigrantes dos Açores) e Cooperativa Regional de Economia Solidária CRL (Gabinete de Apoio a Migrantes) e visa dar conta dos resultados de um estudo sobre a imigração no feminino, realizado em parceria e financiado pelo Fundo Asilo Integração e Imigração (FAMI) e pelo Governo Regional dos Açores.

A sessão abre com uma conferência (via zoom) de um dos mais referenciados investigadores sobre Imigração em Portugal, José Carlos Marques do CICS.NOVA.IPLeiria, intitulada, “Migrações femininas: a realidade portuguesa”.  Seguir-se-á a apresentação dos resultados do inquérito por questionário e das entrevistas, a mulheres de nacionalidade brasileira, ucraniana e de países africanos, nomeadamente Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Angola.

Este estudo, coordenado por Piedade Lalanda (CICS.UAc), retrata as experiências de mulheres imigrantes na Região Autónoma dos Açores e visa aprofundar o conhecimento sobre as suas condições de vida e processos de integração nas comunidades locais, bem como compreender a sua experiência, na primeira pessoa.

O programa inclui as intervenções do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), pela Alta-Comissária, Dra. Sónia Pereira e do Governo Regional dos Açores, na pessoa do Diretor Regional das Comunidades, Dr. José Andrade e das entidades parceiras do Projeto, AIPA (Associação dos imigrantes dos Açores), representada por Leoter Viegas, e CRESAÇORES/GAI (Gabinete de Apoio ao Imigrante), representada por Ana Silva.

O evento irá contar ainda com momentos musicais, executados por imigrantes de origem africana, brasileira e ucraniana.

Para inscrições presenciais, até 14 junho, contactar: Sofia França, Secretariado do CICS.UAc através do e-mail.

Artigo anteriorCareerLab da UAc promoveu o webinar “Empreendedorismo” para estudantes e Alumni
Próximo artigoEquipa liderada por investigadores do Instituto Okeanos descobre jardins de corais negros no mar dos Açores