Foi recentemente oficializado o novo Grupo IUCN de Especialistas em Plantas da Macaronésia. A IUCN (International Union for Conservation of Nature) é uma instituição de renome mundial, pelo seu importante contributo para a conservação da biodiversidade.

O grupo divide a presidência entre os Açores e as Canárias e é constituído por membros de todos os arquipélagos da Macaronésia. O seu plano de trabalhos abarca várias ações chave, sendo uma das principais a criação e atualização de avaliações de espécies ameaçadas para a lista vermelha da IUCN.

É esse o foco central do workshop que se realiza entre 20 e 22 de maio no Anfiteatro Norte da Aula Magna do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

Será abordada a metodologia utilizada na avaliação do risco de extinção das espécies, seguindo os critérios IUCN. Pretende-se com esta formação assegurar altos padrões de qualidade nas avaliações publicadas sob a alçada do grupo.

Adicionalmente, esta reunião irá incluir uma caracterização da situação atual do número de espécies da Macaronésia com avaliações já efetuadas e publicadas.

Este workshop, organizado pelo grupo de investigação CIBIO-Açores, conta com o apoio da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, da Direção Regional do Ambiente e da IUCN, através do programa “SSC Internal Grants”.

Artigo anteriorMédia, digital e imagem em debate nas IX Jornadas de Relações Públicas na UAc
Próximo artigo“Workshop de Gesso” na UAc no dia 17 de maio