Nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro tem lugar, no Anf. VII, do campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores e no Centro Municipal Natália Correia, na Fajã de Baixo (na tarde do dia 14), a XVIII Reunião Internacional de História da Náutica, com o tema Navegação no Atlântico /Atlantic Navigation.

Este relevante encontro cientifico conta com a participação de reputados investigadores nacionais e estrangeiros, oriundos de vários continentes e coincide com o 50º aniversário destas reuniões que se iniciaram, em Coimbra, em 1968. No III evento, realizado em Greenwhich, foi fundado o International Commitiee for the History of Nautical Science que tem promovido inúmeros colóquios, em diferentes cidades e países, e que decidiu, em parceria com o CHAM-Açores e o CINAV (Centro de Investigação Naval da Marinha), organizar, em 2018, a sua XVIII reunião, nos Açores. A escolha do nosso arquipélago e da Universidade dos Açores representa um reconhecimento das nossas ilhas e da academia açoriana no que concerne ao seu papel geoestratégico e no âmbito dos estudos sobre o mundo e as dinâmicas do Atlântico.

Além das múltiplas comunicações com temáticas associadas à navegação, embarcações, cartografia, história da ciência, arqueologia subaquática, redes e rotas comerciais e literatura de viagens, destacam-se os lançamentos de livros da autoria de Carlos Moura (Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro), Onésimo Teotónio de Almeida (Brown University) e Francisco Contente Domingues (FL – Universidade de Lisboa).

Esta importante iniciativa conta com os apoios do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, do Instituto Universitario de Historia Simancas, da Universidad de Valladolid e do J. Richard Steffy Ship Reconstruction Laboratory (ShipLAB), da Texas A&M University.

A entrada é livre.

Programa

Artigo anteriorEstudante Raquel Santos Mendonça defende provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Próximo artigoMelhor aluno das licenciaturas em Economia e em Gestão recebe Prémio NOVO BANCO DOS AÇORES