Os vencedores da 1.ª edição do Prémio Norma-Açores, de melhor projeto de Empreendedorismo e Inovação da Universidade dos Açores (UAc) foram os estudantes Bernardo Silveira e Diogo Tavares, ambos da licenciatura em Gestão, da Faculdade de Economia e Gestão (FEG), com o projeto ALGA CLEAR.
O projeto vencedor visa ajudar os concessionários de zonas balneares a resolver o problema de monitorização e remoção das algas invasoras das praias e zonas portuárias utilizando dois Veículos Operados Remotamente, processo que se prevê ser muito mais eficiente do que os métodos de remoção manual, garantindo praias e portos mais limpos e seguros.
O segundo lugar foi alcançado pela estudante Francisca Sousa, da licenciatura em Gestão, com o projeto Mar&Terra, de produção de adubos e fertilizantes biológicos. Este projeto pretende apoiar agricultores e cooperativas agrícolas a utilizar fertilizantes naturais à base de algas e conteiras em substituição de fertilizantes químicos.
Em terceiro lugar ficou a estudante Tatiana Pires, estudante do Mestrado em Gestão de Destinos Turísticos, com o projeto HARMONY, que tem como missão apoiar os turistas de bem-estar com uma inédita oferta diversificada de terapias alternativas ao ar livre e em contato com a nossa natureza, integrando produtos naturais regionais, tais como óleos essenciais açorianos ou o chá do Porto Formoso.
No âmbito da cerimónia de entrega do Prémio Norma-Açores, realizou-se, ainda, a palestra “Do Laboratório ao Mercado”, com a intervenção de Fernando Rui de Oliveira Moreira, Presidente do Conselho de Administração do INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação, que procurou inspirar os estudantes a desenvolverem ideias inovadoras com impacto e sustentabilidade no contexto regional.
Este Prémio resulta de uma parceria entre a empresa Norma Açores, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UAc (InUAc) e a FEG. Os vencedores recebem um prémio monetário de 1500€ e têm ainda a oportunidade de beneficiar de 30 horas de consultoria especializada pela empresa Norma Açores, caso decidam integrar o Programa de Incubação da InUAc.
















