No passado dia 8 de março, na Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores (UAc), decorreu a sessão de apresentação pública do livro de contos intitulado “Sete mulheres contra o tempo”, uma publicação coordenada pelos docentes do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Leonor Sampaio da Silva e Paulo Meneses, com a chancela da editora Letras Lavadas e capa de Carla Lima.

O livro é o resultado da aprendizagem desenvolvida no âmbito da disciplina de Oficina de Escrita em Português, na modalidade da escrita literária, e é constituído por sete contos e dois textos de apresentação. Os textos que iniciam e encerram o volume foram escritos pelos coordenadores; os contos são assinados por Sara David Clementino, aluna do 2.º ano do curso de Estudos Portugueses e Ingleses (EPI), e Ana Catarina Lima, Carina Silveira, Inês Medeiros Reis, Inês Pereira Ribeiro, Maria Ana Ávila e Raul Carvalho, estudantes do 3.º ano do mesmo curso.

Subordinadas à temática da “corrida contra o tempo”, as sete narrativas exploram-na em articulação com uma forte consciência de género, convidando a uma reflexão sobre o lugar e o papel das mulheres no mundo contemporâneo.

Com esta publicação, a UAc dá a conhecer ao público em geral o resultado de uma formação inscrita na sua vocação humanística, em que o domínio das técnicas de escrita literária convive com a criatividade e o diálogo com diversas obras do passado e do presente.

Artigo anterior(in)Segurança Alimentar: Reflexões dos Quotidianos
Próximo artigoNovo formulário para a solicitação de visitas à UAc