Os desafios que se colocam às famílias imigrantes no campo da saúde estiveram em análise no VIII Simpósio Bridging the Atlantic realizado no dia 11 de abril na University of Massachusetts Dartmouth (UMassD). Para além das políticas nacionais e regionais que garantam o acesso a cuidados de saúde de qualidade é fundamental o desenho e implementação de estratégias locais que promovam a saúde e garantam o acesso aos recursos existentes.

Esta atividade está integrada no Programa Bridging the Atlantic, uma parceria entre a Universidade dos Açores (UAc) e a UMassD no campo da Enfermagem comunitária. Ao abrigo deste programa encontram-se, neste momento, nos Estados Unidos doze estudantes e dois docentes dos cursos de Enfermagem dos polos de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo da Escola Superior de Saúde da UAc para participarem em atividades académicas e de intervenção comunitária no âmbito da promoção da saúde junto de famílias imigrantes.

Este projeto conta com o apoio da Direção Regional das Comunidades do Governo dos Açores e da DeMello Charitable Foundation. Este ano são parceiros destas iniciativas a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) e a Associação Source Hub (Fall River).

Artigo anteriorSessão de divulgação do manual “O mundo de Gaspar Frutuoso”
Próximo artigoEstudantina Universitária dos Açores vence Alma Tunae – Festival Internacional da Tuna Universitária