O Encontro “filosofâncias: oficinas de filosofias e infâncias”, que promove sessões de filosofia com diferentes grupos de crianças, decorrerá a 17 de fevereiro, a partir das 8h30, no campus universitário da Universidade dos Açores (UAc), em Ponta Delgada. Estima-se a presença de 150 crianças de várias escolas das ilhas de S. Miguel e da Terceira, acompanhadas de professores e familiares. As atividades serão facilitadas por especialistas na área, atuais e antigos alunos do Mestrado em Filosofia para Crianças da UAc, que estarão em Ponta Delgada para mais um encontro presencial do curso.

O evento é organizado pelo projeto filosofâncias, da EBS Armando Côrtes-Rodrigues, pelo Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA-UAc) e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (projeto escuto.te). Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e da Panivila.

Este ano, pela primeira vez, estarão presentes crianças da Escola Básica e Secundária do Nordeste, instituição que assinará um protocolo de colaboração com a UAc no âmbito da Filosofia para/com Crianças.

Também estarão presentes crianças do projeto “Oficina de Filosofia para Crianças – Pensar, imaginar, dialogar e brincar com os pensamentos” e do Clube de Filosofia da Escola EB 2/3 Ciprião de Figueiredo da ilha Terceira. 

Artigo anteriorPrémio Mérito Científico da Universidade dos Açores 
Próximo artigoAula Aberta “Philosophy for Children: its educational foundations” por Maughn Gregory (EUA)