No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso, a Fundação Gaspar Frutuoso (FGF) realizou, no passado dia 24 de agosto no Arquipélago/Centro de Artes Contemporâneas, na cidade da Ribeira Grande, um evento cultural, académico e de divulgação científica com vista ao lançamento do livro “O mundo de Gaspar Frutuoso”, uma obra pedagógica destinada aos docentes do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, que contou com a supervisão científica de vários membros da Universidade dos Açores (UAc).

A sessão de abertura foi conduzida pelo Presidente do Conselho Diretivo da FGF, José Noronha Rodrigues, e contou com as intervenções da Magnífica Reitora da UAc e Presidente do Conselho Geral da FGF, Susana Mira Leal, e da Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores.

Em seguida, decorreu a apresentação audiovisual do livro pela vice-presidente do Conselho Diretivo da FGF, Carla Ramalho, acompanhada por Inês Camara, representante da Mapa de Ideias, empresa responsável pela edição. A obra consta de três partes: a primeira foca o autor das “saudades da Terra” e o seu rico percurso de vida; a segunda apresenta doze propostas de atividades didáticas para os docentes disponibilizarem aos seus alunos; a terceira consiste numa compilação de meios de leitura, seriados cronologicamente, para serem visitados e explorados pelos docentes. O livro inclui, ainda, um capítulo sobre a obra-maior de Gaspar Frutuoso, com os seis volumes das “Saudades da Terra” empilhados numa foto ilustrativa, cada um com um breve resumo explicativo de apelo à sua leitura. É intenção da FGF que este manual sobre a vida e obra de Gaspar Frutuoso possa ser implementado em todas as escolas da Região Autónoma dos Açores, bem como noutros “Arquipélagos” de Gaspar Frutuoso.

 

Artigo anteriorA Universidade dos Açores preencheu 100% das vagas na 1.ª fase do CNA em 13 cursos
Próximo artigoCongresso Internacional de Lagos Vulcânicos na UAc