O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu), com a colaboração das Universidade de Coimbra e do Porto e o apoio da DRCT, promove nos próximos dias 12 e 13 de novembro um curto ciclo de palestras e workshops em que serão analisados autores e obras do cânone literário português, da Idade Média aos nossos dias. Os contemporâneos estarão também presentes na conferência final, a proferir pela Profª Doutora Rosa Maria Goulart: “Escritas do eu: relatos autobiográficos e ficção”. Os palestrantes serão os Professores Doutores Zulmira Santos, da Universidade do Porto, que analisará a Peregrinação, Helena Santana, da Universidade de Coimbra, que abordará A Ilustre Casa de Ramires e, da Universidade dos Açores, Paulo Jorge de Sousa Meneses, que incidirá sobre poesia galaico-portuguesa, e Maria do Céu Fraga, que apresentará a História Trágico-Marítima.

Cada sessão iniciar-se-á com a apresentação do clássico escolhido pelo palestrante. Depois,
seguir-se-á o comentário de um trecho da obra que, num movimento constante e justificado entre a teoria e a prática, mostrará como a literatura vive e faz viver o leitor, individual ou coletivamente, e que há diversas formas de fazer o significado transbordar de um texto.

“Literatura viva: ler e comentar um texto” terá lugar no campus de Ponta Delgada, no Anfiteatro VIII (antigo Anf. B). A entrada é livre, sendo os textos a analisar e comentar oportunamente entregues aos participantes.

Literatura Viva

Programa

 

Artigo anteriorPresidente do Governo Regional na UAc
Próximo artigoPresidente do Governo Regional em visita ao Centro de Biotecnologia da UAc