A semifinal das Olimpíadas de Química Júnior (OQJ) decorreu no dia 18 de março de 2023, na Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente (FCAA) em Angra do Heroísmo e na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) em Ponta Delgada, organizada pelas docentes, Célia Silva, Daniela Ribeiro, Sílvia Quadros e Susana Ribeiro.

As OQJ são dirigidas a estudantes que frequentam os 8.º e 9.º anos de escolaridade em Portugal. Para esta semifinal dos Açores estavam inscritas 5 equipas com um número máximo de 3 elementos cada, provenientes de escolas de São Miguel, Terceira e Corvo. Durante cerca de duas horas, os estudantes realizaram as provas prática e teórica nos laboratórios e salas da FCAA e FCT.

Os vencedores da semifinal foram os seguintes:

1.º lugar – Isabel Vilela de Carvalho Benevides Sousa; Mafalda Lopes da Cunha Vaz e Martim Sampaio Rodrigues Cabral, alunos do Professor Eduardo Pinto da Escola Secundária Domingos Rebelo.

2.º lugar – Raul Berbereia, aluno da Professora Margarida Melo Alves da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

3º lugar – Rodrigo Nunes Rosa; Maria Inês Castanheira Silva e Martim Emílio Mendonça, alunos da Professora Joana Brasil da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira.

A todos os participantes, muitos parabéns!

Artigo anteriorReitora da UAc reúne com Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia no campus de Angra do Heroísmo
Próximo artigoOlimpíadas de Química Mais na UAc