A pesca de pequena escala desempenha um papel crítico na segurança alimentar e contribui para quase metade das capturas mundiais de peixes. No entanto, devido à limitação de dados, o estado real da maioria dos stocks de peixes explorados pela pesca de pequena escala é incerto ou desconhecido.


Neste contexto de dados limitados, têm sido desenvolvidos e aplicados novos modelos de avaliação de stocks baseados em comprimentos, para estimar pontos de referência biológicos e assim ter a compreensão do estado real dos stocks explorados pela pesca. Um estudo recente realizou, pela primeira vez no Arquipélago dos Açores, uma extensa avaliação da sustentabilidade da pescaria de 18, dos 22 stocks pesqueiros prioritários na região, através de modelos baseados em comprimentos.


O investigador e estudante de doutoramento do Okeanos, Wendell Medeiros-Leal realça que “os modelos utilizados são capazes de detetar mudanças na estrutura da população e biomassa desovante, e assim determinar o estado de exploração em relação ao rendimento máximo sustentável. Os resultados obtidos por estes modelos são um excelente ponto de partida para apoiar a sustentabilidade das pescarias, proteger os stocks da sobrepesca, além de auxiliar futuras medidas de gestão que permitirão a recuperação dos stocks sobrepescados”.

Podem ler os resultados aqui

Artigo anteriorSemifinais das Olímpiadas da Química 2023
Próximo artigoSessão de sensibilização para a dádiva de sangue no campus Angra do Heroísmo