No dia 9 de março de 2023, no auditório do campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores (UAc), decorreu uma sessão de sensibilização para a dádiva de sangue, atividade integrada no programa Bridging The Atlantic 2023 – incoming week.

A compreensão sobre a importância da doação de sangue é essencial para descobrir o quanto este simples gesto pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A doação é entendida como uma das ações mais nobres que uma pessoa pode fazer em relação a outra. A doação possibilita ajudar outras pessoas que necessitam de auxílio durante tratamentos e intervenções médicas.

A iniciava da sessão de sensibilização teve como objetivo principal alertar os presentes para a importância de doar sangue, incentivando-os a fazer parte deste programa e ajudar aqueles que necessitam. Esta sessão contou com a presença de especialistas, um médico imunohemoterapeuta e duas enfermeiras do Serviço de Imunohematologia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, que esclareceram os presentes contribuindo, assim, para desconstruir estigmas sobre a dádiva de sangue. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais informações sobre os processos de doação e os cuidados necessários no período de recuperação.

Foram criados momentos de partilha de experiências com alguns dadores presentes. O auditório foi tomado por uma atmosfera de empatia e solidariedade para com aqueles que necessitam de doações de sangue.

Artigo anteriorPrimeira avaliação extensiva dos stocks pesqueiros dos Açores
Próximo artigo(in)Segurança Alimentar: Reflexões dos Quotidianos no campus de Angra do Heroísmo