O colóquio “Uma Despedida que não é um Adeus” em homenagem ao legado literário e ao contributo político de Natália Correia, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, terá lugar no dia 3 de novembro, pelas 10h00 no Anfiteatro VIII da Universidade dos Açores (UAc) no campus de Ponta Delgada. 

Este colóquio conta com a presença de reputados estudiosos da obra nataliana, que proferirão comunicações sobre os vários géneros a que a homenageada se dedicou, entre prosa, poesia e teatro. À tarde, Dulce Bradford moderará uma mesa-redonda subordinada ao tema da presença das mulheres no espaço público, que contará com a Reitora da UAc, Susana Mira Leal, além de Paula de Sousa Lima, Maria Emanuel Albergaria, Blanca Martín-Calero e Joana Amen. 

O evento, que integra uma exposição bibliográfica, contará ainda com a apresentação de uma coleção de joias (colar e anel), intitulada Espírito, assinada por SYO, by Sylvie Castro, o lançamento do livro Obra Dramática Completa de Natália Correia, de Armando Nascimento Rosa, e leituras de poesia, pelo coletivo de Braga Face to face, Book to Book (FFBB).

A iniciativa insere-se nas atividades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, do CHAM Açores – Centro de Humanidades da UAc, contando ainda com a parceria da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do grupo FFBB. 

A sessão é aberta à comunidade. 

Programa

Artigo anteriorSeminário Doutoral Ana Neto 2023
Próximo artigoDesafios e oportunidades da Europa das Regiões em debate com Vasco Cordeiro