Entre 25 e 27 de novembro, a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade dos Açores (InUAc), Deborah Estima, participou num programa imersivo dedicado ao ecossistema de empreendedorismo e inovação da Universidade Politécnica de Madrid (UPM). A deslocação decorreu no âmbito do reconhecimento do trabalho da InUAc na MetaRedX, onde assume a coordenação do Grupo de Trabalho de Ecossistemas de Empreendedorismo em Portugal.
A iniciativa, centrada na partilha de práticas entre Instituições de Ensino Superior, reforça a cooperação internacional e contribui para a evolução das unidades de apoio ao empreendedorismo académico. Para a InUAc, representa um passo estratégico na sua missão de estimular a criação de valor, apoiar empreendedores e potenciar a transferência de conhecimento na Universidade dos Açores.
Ao longo dos três dias, Deborah Estima reuniu-se com responsáveis pelo empreendedorismo e inovação da UPM, visitou infraestruturas de referência dedicadas ao desenvolvimento de iniciativas empreendedoras e à inovação empresarial no setor florestal e participou em eventos, incluindo o Industry Day e a cerimónia da 22.ª edição do ActúaUPM, o que permitiu reforçar o contacto com a dinâmica empreendedora da instituição em causa.
A participação permitiu identificar boas práticas, fortalecer relações institucionais e abrir novas oportunidades de colaboração, particularmente relevantes para os empreendedores e projetos incubados pela InUAc. Um intercâmbio que reforça a ambição de projetar o talento açoriano para redes nacionais e internacionais de inovação.












