O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores promove, de outubro a abril, o Webinário “Ultraperiferia Europeia e Centralidade Atlântica. Os Açores e o Espaço Euro-Atlântico.”

Organizado em 13 sessões, o Webinário desenrolar-se-á ao longo do ano letivo de 2020-2021, abordando temáticas nas áreas da Oceanografia, das Ciências Humanas e da Ciência Política. Cada sessão apresenta dois dinamizadores, provenientes de cada uma das margens do Atlântico que, em comunicações curtas, procederão à apresentação do tema seguido de debate.

Contribuir para o esforço de internacionalização das universidades das duas margens do Atlântico, privilegiando a cooperação com instituições de ensino superior norte-americanas próximas de comunidades portuguesas; complementar a formação dos estudantes, disponibilizando oportunidades de investigação aprofundada – aos estudantes portugueses, sobre os Estados Unidos, aos estudantes norte-americanos, sobre os Açores e sobre Portugal e a União Europeia, em geral; e desenvolver uma rede de instituições de ensino superior com vista à promoção da investigação científica e do ensino, são os objetivos deste evento online.

Num momento em que se completam 225 anos do estabelecimento do Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores, o mais antigo, em permanência, do planeta, este Webinário procura recuperar as históricas relações que desde sempre aproximaram os Açores – e Portugal – daquele país, apostando na respetiva capitalização, em proveito mútuo.

As inscrições para as sessões são feitas através de e-mail, acessível aqui.

Artigo anteriorAcademia Sénior da UAc preparada para um ano letivo especial
Próximo artigoTunídeos estreiam videoclipe da música “Cidade de Ponta Delgada”